Tianlong, o dragão do céu e Dilong, o dragão da terra estão prestes a duelar pelo domínio do mundo.

PorThe Sage

Tianlong, o dragão do céu e Dilong, o dragão da terra estão prestes a duelar pelo domínio do mundo.

Em Tao Long cada jogador controla um dos dois dragões ancestrais. O cenário da batalha varia e o jogo vem com muitas peças e setups diferentes para tanto.

O jogo se passa em áreas distintas do tabuleiro, em duas fases por turno. A fase do espírito, jogada num ba gua (disposição dos aspectos do yin e yang, conceito filosófico primordial na China), dita como seu dragão agirá e deixa ações disponíveis para seu oponente. A fase do corpo é a execução real do que foi jogado no ba gua.

Existem níveis de dificuldade nas regras de tao long, em seu nível mais básico a sua movimentação no Ba gua ocorre no sentido anti horário e você pega todas as peças numa casa e deixa uma em cada casa da roda. Onde colocar a última peça indica que ação executará (o movimento tem que ser válido).

Na fase do corpo o dragão executa o movimento escolhido, lidando com obstáculos, portais, caçando seu inimigo, cuspindo ou absorvendo fogo ou água.

A cada 4 de dano um dragão perde 1 de seus 3 segmentos. Perdendo os 3, será nocauteado e irá hibernar pelos próximos 1000 anos para a próxima batalha.

Tao long é uma belíssima produção. As ilustrações, conceitos e detalhes passam todo o tema e clima orientais com maestria. Tudo é claro, simples e bem feito, do design gráfico a todos materiais usados.

O jogo em si é um abstrato criado por uma dupla de designers brasileiros e a octoestudio, financiado através de kickstarter e distribuído mundialmente pela thundergryph. Elegante, robusto e profundo, este é um de meus favoritos pessoais.

Recomendadíssimo para amantes da cultura oriental e aficionados por jogos abstratos, Tao long é indicado para jogadores de diversos níveis de experiência a partir dos 14 anos (embora, na minha opinião, com 10 anos já seja tranquilo em sua forma mais simples). Comecem pelas regras básicas e vão avançando lentamente na curva de aprendizado do jogo.

Menos recomendado para jogadores que gostem apenas de party games e jogos mais leves ou que se frustrem com jogos com curvas de aprendizado acentuadas, com zero de sorte, a experiência realmente recompensa quem joga a mais tempo e só apanhando pra se aprender.

Quem governará pelos próximos mil anos?

Tao Long e muitos outros jogos você encontra na ludoteca e na loja do ClubeNerd.

Venha jogar conosco!

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos jogos de tabuleiro! Siga-nos nas redes sociais:

Facebook/ClubeNerdBH | Instagram/ClubeNerdBH

Sobre o autor

The Sage editor

Teaching humbly and learning in return.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.