Só você pode guiar Noria a uma nova era de prosperidade, transformando-a em um verdadeiro império comercial.

PorThe Sage

Só você pode guiar Noria a uma nova era de prosperidade, transformando-a em um verdadeiro império comercial.

Em Noria você tem o papel de um poderoso comerciante que criará uma estratégia de exploração de novas ilhas em busca de matéria prima, construção de fábricas e produção de bens. Além disso usará sua influência para manipular os políticos e o mercado, de forma a fazer que seus produtos sejam os mais valiosos.

Poderia ser mais um jogo estratégico de exploração, mas ao ver o tabuleiro pela primeira vez, fica claro que estamos em um mundo muito diferente. A temática steampunk é passada pelas escolhas estéticas do jogo, com belas ilustrações de Noria, uma enorme cidade em.uma ilha voadora. Barcos navegando os céus em busca de novas ilhas flutuantes, mecanismos expostos entre as nuvens e vapor.

O coração do jogo encanta aos olhos e ao toque. Um mecanismo composto de três engrenagens de papelão e plástico traz a abstração da criação de sua estratégia para o mundo físico, num verdadeiro quebra cabeça do qual não se pode escapar. Quem o dominar melhor, vencerá.

Em seu turno ativará sua engrenagem e poderá executar ações alocadas em encaixes em cada roda. As ações disponíveis e quantas conseguirá executar dependerão muito de seu manejamento do mecanismo e de como as encaixa à medida que as conquista.

Estas ações lhe permitirão explorar, pesquisar, construir, produzir em suas fábricas, atualizar suas ferramentas, avançar um de quatro projetos de desenvolvimento na cidade e mais. Para ter o que precisa, quando precisa, será necessario muita estratégia.

Mas a ação mais importante na roda é a menos utilizada mas que lhe permitirá usar conhecimento para influenciar políticos a votar no projeto em que está investindo e subornar outros pra que não votem nos projetos de seus rivais. O apoio aos projetos define o valor de cada um ao final do jogo, e muitas vezes não ignorar essa ação rouba a vitória de poderosos magnatas que investiram em produção, subestimando a política.

Noria é um jogo estratégico sem uso da sorte, podendo ser difícil para iniciantes competir com pessoas experientes, sendo necessárias algumas partidas para dominar bem as engrenagens. No entanto a experiência de aprendizado é instigante e prazerosa se o jogador foca nisso.

É recomendado para jogadores com alguma experiência, vai instigar a curiosidade de quem é experiente e gosta de um jogo peso médio e, por fim, para quem aprecia um jogo estratégico com construção de mecanismos e manejamento de recursos.

Noria e muitos outros jogos você encontra na loja e ludoteca do ClubeNerd.

Venha jogar conosco!

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos jogos de tabuleiro! Siga-nos nas redes sociais:

Facebook/ClubeNerdBH | Instagram/ClubeNerdBH

Sobre o autor

The Sage editor

Teaching humbly and learning in return.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.