Zombicide é um jogo cooperativo onde você e seus amigos enfrentam hordas de zumbis enquanto cumprem missões desafiadoras. Cada jogador controla um sobrevivente com habilidades únicas, tomando decisões estratégicas para avançar no tabuleiro e sobreviver. Rápido de aprender e cheio de ação, o jogo combina trabalho em equipe e táticas em um cenário de apocalipse zumbi.
Preparação
- Escolha uma missão: Cada missão possui um tabuleiro e objetivos específicos.
- Monte o tabuleiro: Use os mapas e posicione portas, objetivos e entradas de zumbis.
- Distribua as cartas: Separe cartas de equipamentos e zumbis, embaralhe e organize.
- Escolha os sobreviventes: Cada jogador escolhe seu personagem, que terá habilidades únicas.
- Início do jogo: Coloque os sobreviventes na área inicial indicada na missão.
Como Jogar
O jogo é dividido em turnos, compostos por três fases:
- Fase dos Jogadores:
- Cada sobrevivente realiza 3 ações por turno (ou mais, dependendo das habilidades desbloqueadas).
- As ações possíveis incluem:
- Mover-se pelo tabuleiro.
- Atacar zumbis.
- Procurar equipamentos.
- Abrir portas.
- Trocar itens com outros sobreviventes.
- Fase dos Zumbis:
- Os zumbis se movem em direção aos sobreviventes ou atacam se estiverem na mesma área.
- Zumbis que não atacam se movem para a zona mais barulhenta.
- Novos zumbis aparecem nas áreas de entrada ao final desta fase.
- Fase Final:
- Remova fichas de barulho.
- Passe a ficha de “jogador inicial” para o próximo jogador.
Combate
- Role os dados indicados pela arma usada.
- Compare o resultado com a precisão da arma para determinar os acertos.
- Zumbis têm diferentes níveis de resistência:
- Lerdos: 1 de dano.
- Balofos: 2 de dano.
- Abominação: 3 de dano ou Molotov.
Condições de Vitória e Derrota
- Vitória: Complete todos os objetivos da missão.
- Derrota: Todos os sobreviventes são eliminados.
Tipos de Zumbis
Lerdos (Walkers)
Os lerdos são o tipo mais comum de zumbis no jogo. Eles se movem lentamente, avançando apenas uma zona por turno. No entanto, sua presença em grandes números pode ser perigosa, já que podem cercar os sobreviventes rapidamente.
Apenas 1 ponto de dano é suficiente para eliminá-los.
Corredores (Runners)
Ao contrário dos lerdos, os corredores são rápidos e mortais. Eles podem realizar duas ações por turno, o que significa que podem se mover e atacar no mesmo turno. São mais difíceis de prever e exigem planejamento para evitar emboscadas.
Assim como os lerdos, 1 ponto de dano os elimina.
Balofos (Fatty)
Os balofos são mais resistentes e intimidantes. Embora sejam lentos, avançando apenas uma zona por turno, sua durabilidade pode dificultar o avanço dos sobreviventes. Eles também podem causar grandes problemas se misturados com outros tipos de zumbis.
Eles requerem armas que causem pelo menos 2 pontos de dano para serem eliminados.
Aboninação (Abomination)
As abominações são os chefes do jogo, representando uma ameaça colossal. Elas são praticamente indestrutíveis, exigindo armas muito poderosas, como um Molotov, para serem derrotadas. Movem-se uma zona por turno, mas seu simples aparecimento altera drasticamente a estratégia dos jogadores. Evitar confrontos diretos com elas geralmente é a melhor opção.
É necessário armas que dão 3 ou mais de dano para matar este monstro.
Pintando as miniaturas
- Pincéis: Pincel para Drybrush, Pincel para miniatura menor e Pincel para miniatura maior
Cara, pintar as miniaturas de Zombicide foi uma das coisas mais legais que já fiz! No começo, achei que ia ser complicado, mas é muito mais tranquilo do que parece. Cada pincelada que eu dava deixava os sobreviventes e zumbis com mais personalidade, e isso trouxe outra vibe para as partidas. Ver o tabuleiro cheio de miniaturas que eu mesmo customizei dá um orgulho absurdo! Sem contar que pintar virou um passatempo relaxante e divertido, tipo terapia mesmo. Se você nunca tentou, vai na fé! Não precisa ser um expert, só de dar cor nas peças o jogo já fica mil vezes mais incrível.
Biólogo, amante de xadrez e fundador do clubenerd.