Pé ante pé entre nas cavernas do covil de um dragão adormecido para roubar artefatos lendários e vencer uma desafortunada aposta. Todo cuidado é pouco para não tropeçar e CLANK!

PorThe Sage

Pé ante pé entre nas cavernas do covil de um dragão adormecido para roubar artefatos lendários e vencer uma desafortunada aposta. Todo cuidado é pouco para não tropeçar e CLANK!

“Clank!” é um bem humorado jogo que combina a exploração de uma rede de cavernas infestadas de goblins (sempre parece ter um ao alcance de sua espada) com uma mecânica de construção de decks de uma forma simples e com pouquíssimas regras.

Em seu turno jogue as 5 cartas de sua mão e compre novas 5. Elas lhe permitirão se mover, lutar, usar conhecimento pra adquirir novas cartas, e fazer clank (onomatopéia para falhar miseravelmente em não tropeçar e fazer um barulhão). Quase tudo é mostrado com uma iconografia fácil e precisa ou textos simples e diretos para os quais valem a máxima: “ler a carta explica a carta”.

Sempre que terminar um movimento numa sala você pode pegar um item naquela sala. Estes itens vão te ajudar, valerão pontos ou melhorarão cartas. Mas se encontrar um ovo de dragão ou roubar um dos artefatos, a fúria do dragão aumentará.

O dragão está sempre à espreita, no começo ainda sonolento, mas à medida que corre a partida ele desperta e passa a representar um perigo real para os aventureiros. Sempre que as cartas forem ser repostas, se um card com o simbolo de dragão aparece, o dragão ataca. Até a mecânica disso não poderia ser mais simples: sempre que um jogador faz barulho, ele coloca um cubinho de clank de sua cor em jogo. O dragão puxa de um saquinho um número de cubinhos e os devolve aos donos como dano.

Assim que um ladrão pegar um artefato ele pode fugir das cavernas (e só pode fugir se tiver um artefato, nem morto você voltaria de mãos abanando). Isso inicia o fim do jogo, e, em 4 turnos (em que os restantes receberão ataques constantes do dragão) as cavernas desmoronarão. Se você, por sorte, estava acima do solo, as pessoas do vilarejo te resgatarão com vida. Quem tiver mais tesouros vencerá essa disputa.

“Clank!” é um jogo extremamente popular por sua facilidade e por quão divertida é a aventura. Simples o suficiente para crianças a partir dos 10 anos jogarem sem dificuldade e profundo o suficiente para jogadores experientes se divertirem, é raro desagradar a alguém (geralmente a quem gosta exclusivamente de jogos estratégicos pesados e que não dependam da sorte).

Devo acrescentar duas coisas: compre sleeves (tamanho padrão). “Clank!”, apesar de uma produção sensacional com cartas de uma gramatura acima da média, é bastante embaralhado e precisa da proteção (o mesmo é verdade para todo deck building) e experimente o “Companion app” da Renegade (estudio que criou Clank!) Apesar de estar disponível apenas em inglês, é bem simples e deixa o jogo ainda mais divertido).

Clank! e muitos outros jogos você encontra na loja e ludoteca do ClubeNerd.

Venha jogar conosco!

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos jogos de tabuleiro! Siga-nos nas redes sociais:

Facebook/ClubeNerdBH | Instagram/ClubeNerdBH

Sobre o autor

The Sage editor

Teaching humbly and learning in return.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.