ClubeNerd News

PorThe Sage

Em 1755 Lisboa sofreu um terremoto desastroso, seguido de incêndios e uma Tsunami.

O rei delegou a reconstrução ao Marquês de Pombal, que juntou um time de engenheiros e você para realizar o trabalho.

Lisboa é uma obra prima de Vital Lacerda, um designer conhecido pela complexidade e beleza de suas criações. O jogo é minuciosamente balanceado e justificado tematicamente. A produção da versão deluxe (a mesma que veio para o Brasil) é maravilhosa. Poucos jogos são tão bonitos quanto Lisboa na mesa.

Apesar da complexidade do jogo, do tamanho e de tudo que ele tenta fazer, ação feita a cada turno é simples. O que ela desencadeia, a ordem que as coisas acontecem, a sua decisão dentre tantas possíveis (e são dezenas a cada turno) é que o tornam um quebra cabeça respeitável. Nada é óbvio ou brusco, tudo é sutil.

Cada incremento em um atributo, melhoria na cidade, na economia, entulho retirado dos terrenos, oficial enviado pros escritórios, loja construida, bem vendido, navio comprado, prédio público aberto, a cada novo decreto do Marquês ou favor do clero faz com que o jogo mude ligeiramente, que a economia se mova, que os nobres estejam mais ou menos propensos a te ouvir.

Planejamento preciso é a chave para se jogar lisboa. E tudo isso é feito, a cada turno, jogando uma carta e comprando uma carta. Simples assim.

Você pode colocar uma carta em seu display para ganhar o benefício mostrado na carta e marca a alteração na economia também especificada ali. Depois, ou exporta seus bens de consumo se alguém já possuir navios (você recebe dinheiro, o dono do navio, pontos de vitória) ou negocia com os nobres para usar até duas de suas ações de estado.

Ou você pode colocar a carta do nobre que deseja (Rei, Marques de Pombal ou o Construtor)) na corte e usar de sua influência para pedir favores a ele, usando uma de suas ações de estado e sua ação exclusiva . Pode ainda colocar uma carta de evento na área da corte, pagar o valor do tesouro atual e financiar um evento.

Siga as ações que forem desencadeadas e suas consequências e passe o turno.

A produção da Mandala/Eagle-Griphon que chegou ao Brasil corresponde à versão de luxo com algumas modificações e teve algumas questões na produção como tom ligeiramente diferente nas cartas. Neste jogo, felizmente, essas questões tem zero de relevância. Os componentes são primorosos e a qualidade e beleza de tudo enche os olhos.

Recomendado para jogadores experientes que queiram um jogo pesado, delicioso de se jogar e um quebra cabeça desafiador, Lisboa pode servir como um primeiro jogo peso pesado para quem já esteja acostumado aos jogos médios, não sendo burocrático ou difícil de se jogar. Quem goste de história, design e arte também se maravilhará com essa obra.

Lisboa e muitos outros jogos você encontra na loja e na ludoteca do ClubeNerd!

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PorThe Sage

Você está entre os descobridores de uma nova e incrível mina de cristal. Cumprindo um desafio de descer e minerar por cinco dias, vendendo cada grama de cristal encontrado e quem tiver mais dinheiro ao fim, ganhará a aposta e a mina.

Assim é Quartz, remake luxuoso do clássico “Ouro de tolo” com diversos novos mecanismos para melhorar a jogabilidade e um visual mais limpo, com belas ilustrações e pedras grandes e bonitas. A produção tem um único defeito: o jogo vai ser tão jogado que eventualmente as pedrinhas vão se desgastar (facilmente repostas em qualquer loja de jardinagem).

A cada dia de trabalho os anões decidem se saem da mina ou continuam. Se continuarem, mineram um cristal (puxam uma pedra aleatória de um saquinho) ou jogam uma carta azul e seguem seu texto. Alvos de cartas azuis podem responder com cartas roxas.

Se saírem, verificam os cristais que conseguiram e decidem uma venda e que multiplicadores preferem usar, podendo guardar até dois cristais entre as vendas.

Se ficarem, desafiam a sorte a cada cristal que mineram, porque a mina está cheia de cristais instáveis que podem explodir a qualquer momento e minerar dois te mandam pra fora sem cristal algum nas mãos, e mais cuidadosos para quando encontrarem o mesmo problema novamente.

As cartas interferem diretamente, seja permitindo minerar sem riscos, seja forçando alguém a minerar pra você e pegando a melhor parte ou simplesmente passando aquele cristal instável que obviamente não é seu para um anão desavisado.

Quartz é um jogo rápido, construído sobre risco, sorte e uma mecânica de “toma essa” (uso de cartas para interagir diretamente com os jogadores, geralmente os prejudicando). Sendo um ótimo jogo de festa ou filler (jogo curto geralmente usado entre jogos longos para descontrair).

Recomendado para crianças a partir dos 14 (creio pessoalmente q possa ser facilmente jogado a partir dos 10) e para jogadores que queiram um jogo leve, bem humorado e cheio de sorte, onde qualquer um pode sair vencedor.

Não recomendado para quem procure jogos mais estratégicos ou não goste do fator sorte. Quem não gosta de “toma essa” também deve evitar.

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PorThe Sage

Pela glória e pelo império, explore o mundo, estabeleça novas rotas de navegação e novos mercados na era das grandes navegações.

Em “Endeavor: age of sail” você é um dos bravos exploradores que navegará para fora da Europa e do Mediterrâneo, construirá fortes e rotas. Na capital, construirá prédios que ampliarão sua capacidade de exploração e, no mundo, descobrirá áreas ainda não mapeadas.

Apesar do tamanho do jogo e da qualidade da produção, que é luxuosa para dizer o mínimo, a jogabilidade de endeavor é simples, embora as consequências de cada pequena decisão acumulem rápido e existam muitas estratégias viáveis a depender do setup do jogo (que varia) e de suas decisões iniciais.

No seu turno, construa um prédio. Eles são divididos por níveis e você pode investir em aumentar o nível de construção para construir prédios mais poderosos. Depois tome ações de acordo com os discos de ação que possue (também pode investir em aumentar quantos discos recebe) e que espaços de ação possue em seus prédios.

Explore as rotas ou domine os fortes e passe a vez, pegando os recursos q conquistou em sua jogada e atualizando seu tabuleiro pessoal. Tudo muito rápido. Quando perceber, será sua vez de jogar novamente, o que te mantém envolvido no jogo o tempo todo.

O jogo em si é estratégico e beira o abstrato, estando presente o tema em cada detalhe, mas não interferindo realmente na jogabilidade ou mecânicas. Recomendado para marinheiros a partir dos 12 anos com pelo menos uma experiência inicial com boardgames, é uma boa ponte entre jogadores com diferentes idades e níveis de experiência, tendo pouca sorte, mas sendo pouco punitivo, gerando uma experiência positiva para diferentes perfis.

Um dos jogos que menos se ouve falar na mídia especializada, esse lançamento da Ludofy é um remake de um jogo clássico chamado apenas “Endeavor” trazendo uma produção do nível que este jogo merece e está na sombra de lançamentos com maior hype (atenção, às vezes exagerada, sobre algo), mas não deve ser subestimado, pois vai agradar tremendamente a praticamente todos que o experimentarem.

“Endeavor: age of sail” e muitos outros jogos você encontra na loja e ludoteca do ClubeNerd.

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PorThe Sage

O papel principal da mais nova super produção de Steve Scream tem que ser seu!

Em “Action! O jogo de cinema” você é um ator fazendo a audição para o papel principal de um filme. Cada jogador receberá, em segredo, um papel. Neste momento, podem olhar qual e colocá-lo com a face pra baixo. Cada papel faz uma coisa diferente que te rende aplausos.

E esse é o coração do jogo: de agora em diante, você só pode ver seu papel se usar seu turno pra isso ou se alguma ação o instruir. Durante seu turno, atue! Como qualquer papel que desejar, mas tomando cuidado para que o contra regra da vez não duvide de você, ou quem ganhará os aplausos será ele.

Você pode ainda fazer a ação do diretor, trocando às cegas o papel de dois jogadores, pode pagar um aplauso para jogar um efeito especial, que nesse jogo são cartas de ação aleatórias, que te ajudam ou prejudicam alguém e pode olhar sua carta.

O objetivo é ganhar 7 aplausos e o papel principal.

Simples, rápido e muito engraçado, Action é uma produção local, financiado recentemente e competindo com vantagens com grandes clássicos como “mascarade” e “coup” no gênero de “dedução social”.

Ilustrações bem humoradas com referências a clássicos do cinema de horror em cartas enormes e bem coloridas vão agradar aos fãs do gênero e arrancar boas risadas por si só.

Recomendo para 3 a 6 atores com qualquer nível de experiência a partir dos 12 anos e estejam interessados em muito blefe e uma boa pitada de sorte.

Uma dica para quem não conhece este tipo de jogo: ele depende da mesa. Cada combinação de jogadores rende um jogo diferente e variar essa mesa te garante experiências melhores, sendo esse um ótimo jogo para quebrar o gelo numa reunião social e pra animar uma resenha com amigos.

“Action!” e muitos outros jogos você encontra na loja e na ludoteca do ClubeNerd!

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PorThe Sage

Mais uma manhã de trabalho duro, mas se seus planos derem certo, sua pequena fazenda pode um dia ser conhecida como La Granja.

Não se engane achando que La Granja é apenas mais um joguinho de fazenda. Eles apresenta mecanismos refinados, regras elegantes e soluções muito inteligentes para a jogabilidade que propõe, diferindo bastante dos outros jogos do tema.

Todo turno os jogadores executarão uma sequência de fases e jogarão uma carta. Cada carta pode ser jogada de quatro maneiras diferentes, o que cria escolhas difíceis, já que as oportunidades de recursos e negócios são limitadas. No entanto, a cada carta você percebe o quanto sua fazenda cresceu e a cada turno percebe progresso, sendo esse sentimento muito gratificante.

Você pode focar a produção de bens, o comércio, a criação de animais ou o negócio com outros produtores locais enquanto melhora e amplias suas instalações. Pode contratar especialistas que diferenciarão seus meios de produção dos de seus concorrentes e aumentar a casa da fazenda, que te dá bônus a serem usados pra sua vantagem.

Apesar da quantidade de opções, estratégias e das decisões impactantes que tem que tomar, uma partida de La granja é rápida, durando menos de 2h em 4 jogadores, e intensa: você não vai saber onde foram parar essas duas horas. O jogo não é pesado, mas é recomendado para jogadores com alguma experiência ou experts.

Não deixe de conhecer esse espetacular lançamento da across the board, vai se surpreender.

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Ahoy! Levante as pernas, verme de terra! alteie nossas cores inteligentemente antes que o mar nos castigue!

Em “A tale of pirates” você vai ter que agir rapidamente, tomar decisões impulsivas e gritar para seus companheiros pra que todos ajam como um relógio. Encarne um pirata escapando da marinha e partindo em busca de riquezas, aventuras e muitos perigos.

O jogo vem com uma campanha com dez pacotes com componentes e cartas surpresa, que devem ser jogados em ordem e, mais tarde, se tornam componentes pra jogar a partida no cenário que decidir. Não é uma pegada “legacy” (em que componentes são destruídos e o jogo alterado permanentemente) e sim uma deliciosa e instigante aventura em que estará sempre ansioso para ver o que vem adiante.

Jogado em tempo real com um aplicativo (disponível para IOS e Android, recomendo testar a compatibilidade antes de adquirir o jogo), utilizando um navio giratório de papelão tridimensional e componentes que ajudam a te manter envolvido, este lançamento da Bucaneiros jogos cria partidas memoráveis, rápidas e hilárias.

jogo em tempo real

Cada pirata recebe uma ampulheta de aproximadamente 30s. que vai usar pra realizar uma ação no navio. Uma vez escolhida a ação é necessário esperar os 30s. da ampulheta para executá-la e rapidamente escolher a próxima.

O tempo das missões varia, mas já adianto, é curto, e esses 30s. farão falta. Use-os sabiamente para planejar com seus companheiros as próximas ações e lembrá-los de executar celeremente o que estão fazendo.

As regras são tremendamente simples, sendo um ótimo jogo familiar, facilmente assimilado por crianças a partir dos 8 anos e adultos de todas as idades, recomendado para todos que procurem uma experiência cooperativa intensa e bem diferente.

O aplicativo indica o setup da dificuldade escolhida, tudo de maneira clara e didática. Quando a missão se iniciar, o navio estará rodeado de cartas com a face para baixo.

E, para onde ele apontar, as cartas serão reveladas. Outra maneira de revelar uma carta é colocar uma ampulheta no cesto da Gávea (no alto do mastro). Dependendo de como foram reveladas as cartas tem efeitos diferentes.

Outras ações disponíveis são recarregar os canhões, consertar o navio, ajustar as velas (alterando a velocidade e manobrabilidade), atirar e manobrar o navio. Saber o ritmo e hora de usar cada uma é a chave para sobreviver aos constantes ataques da marinha, aos rochedos e até mesmo ao Kraken!

Coloque uma trilha sonora, pegue sua garrafa de grogue e comemore cada vitória e volte para uma revanche a cada derrota, pois elas acontecerão, inevitavelmente mas não se desanime, a persistência recompensa bastante nesse jogo.

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PorThe Sage

Pé ante pé entre nas cavernas do covil de um dragão adormecido para roubar artefatos lendários e vencer uma desafortunada aposta. Todo cuidado é pouco para não tropeçar e CLANK!

“Clank!” é um bem humorado jogo que combina a exploração de uma rede de cavernas infestadas de goblins (sempre parece ter um ao alcance de sua espada) com uma mecânica de construção de decks de uma forma simples e com pouquíssimas regras.

Em seu turno jogue as 5 cartas de sua mão e compre novas 5. Elas lhe permitirão se mover, lutar, usar conhecimento pra adquirir novas cartas, e fazer clank (onomatopéia para falhar miseravelmente em não tropeçar e fazer um barulhão). Quase tudo é mostrado com uma iconografia fácil e precisa ou textos simples e diretos para os quais valem a máxima: “ler a carta explica a carta”.

Sempre que terminar um movimento numa sala você pode pegar um item naquela sala. Estes itens vão te ajudar, valerão pontos ou melhorarão cartas. Mas se encontrar um ovo de dragão ou roubar um dos artefatos, a fúria do dragão aumentará.

O dragão está sempre à espreita, no começo ainda sonolento, mas à medida que corre a partida ele desperta e passa a representar um perigo real para os aventureiros. Sempre que as cartas forem ser repostas, se um card com o simbolo de dragão aparece, o dragão ataca. Até a mecânica disso não poderia ser mais simples: sempre que um jogador faz barulho, ele coloca um cubinho de clank de sua cor em jogo. O dragão puxa de um saquinho um número de cubinhos e os devolve aos donos como dano.

Assim que um ladrão pegar um artefato ele pode fugir das cavernas (e só pode fugir se tiver um artefato, nem morto você voltaria de mãos abanando). Isso inicia o fim do jogo, e, em 4 turnos (em que os restantes receberão ataques constantes do dragão) as cavernas desmoronarão. Se você, por sorte, estava acima do solo, as pessoas do vilarejo te resgatarão com vida. Quem tiver mais tesouros vencerá essa disputa.

“Clank!” é um jogo extremamente popular por sua facilidade e por quão divertida é a aventura. Simples o suficiente para crianças a partir dos 10 anos jogarem sem dificuldade e profundo o suficiente para jogadores experientes se divertirem, é raro desagradar a alguém (geralmente a quem gosta exclusivamente de jogos estratégicos pesados e que não dependam da sorte).

Devo acrescentar duas coisas: compre sleeves (tamanho padrão). “Clank!”, apesar de uma produção sensacional com cartas de uma gramatura acima da média, é bastante embaralhado e precisa da proteção (o mesmo é verdade para todo deck building) e experimente o “Companion app” da Renegade (estudio que criou Clank!) Apesar de estar disponível apenas em inglês, é bem simples e deixa o jogo ainda mais divertido).

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Teste os limites da sua coragem com toda sua família em Fear!

Fear é o primeiro de uma série de jogos com um conceito muito interessante: não há regras a aprender antes de jogar.

As regras são apresentadas à medida que se joga. O deck vem organizado para se jogar 10 a 15 partidas antes de chegar ao final (e poder resetar ou embaralhar) e gradualmente regras muito simples vão sendo acrescentadas.

Todas partidas são rápidas, pouco mais complexas que o clássico e amado Uno, sendo acessível para crianças adultos e idosos, podendo ser uma ótima atividade familiar. Também é uma ótima forma de apresentar novos jogos a pessoas resistentes a conhecer o hobbie.

No começo o único objetivo é evitar jogar cards de fantasma q somem mais que 15 de medo. Você tem q ou comprar uma carta ou jogar uma, e se tiver 3 cartas é obrigado a jogar. Conseguindo, uma nova regra será acrescentada (nada complicado e não estragarei a surpresa).

Depois que acabar o deck, se for jogar a primeira vez com alguém, recoloque em ordem (as cartas são numeradas). Se for jogar com as mesmas pessoas, basta embaralhar as cartas para uma experiência aleatória.

O tema de fantasmas e medo não cola muito, sendo um jogo bem abstrato. As cartas são bem feitas, coloridas e de ótima qualidade e podem ser colocadas numa caixinha bem menor e levado para todo canto.

Recomendo para famílias que queiram uma atividade leve e rápida, para jogadores procurando um jogo introdutório que caiba no bolso e seja extremamente amigável e para crianças a partir dos 8 anos.

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A cidade velha se encontra ameaçada! Ajude na construção de Gnomopolis, a nova cidade dos gnomos e na migração de seu povo.

Em Gnomopolis cada jogador é um construtor e vai profissionalizar sua equipe, migrar os cidadãos da cidade antiga para a nova, construir prédios e receber a visita de conselheiros.

As regras são simples e giram torno de montar seu copo de gnomos: em seu turno você usa os gnomos que estão preparados em diversas ações em seu tabuleiro, todas com uma iconografia fácil e bem clara. Os espaços com um x exigem q aloque os gnomos deitados, indicando q eles deixarão sua força de trabalho. Os gnomos ganhos vão pra área de cansados.

Ao fim de seu turno, saque 3 gnomos de seu copinho e os coloque na área de preparados. Se faltar algum, coloque no copo os gnomos da área de cansados.

Uma vez por turno você pode usar os trabalhadores indicados para construir.

Ao fim do jogo, cada prédio contrata uma certa quantidade e especializações de gnomos. Eles valem a pontuação descrita. Os que ficarem desempregados valem pontos negativos.

De jogabilidade rápida, divertida e bastante intensa, essa incrível produção da Conclave com o designer nacional Igor Knop só merece elogios. Iconografia muito bem escolhida, belíssimas ilustrações, peças de madeira e regras elegantes e polidas.

Recomendado para jogadores acima de 14 anos que já tenham experimentado alguns jogos mais simples anteriormente. Existe uma curva de aprendizado suave e constante, mas em breve qualquer um estará construindo combos de ações em Gnomopolis.

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Tianlong, o dragão do céu e Dilong, o dragão da terra estão prestes a duelar pelo domínio do mundo.

Em Tao Long cada jogador controla um dos dois dragões ancestrais. O cenário da batalha varia e o jogo vem com muitas peças e setups diferentes para tanto.

O jogo se passa em áreas distintas do tabuleiro, em duas fases por turno. A fase do espírito, jogada num ba gua (disposição dos aspectos do yin e yang, conceito filosófico primordial na China), dita como seu dragão agirá e deixa ações disponíveis para seu oponente. A fase do corpo é a execução real do que foi jogado no ba gua.

Existem níveis de dificuldade nas regras de tao long, em seu nível mais básico a sua movimentação no Ba gua ocorre no sentido anti horário e você pega todas as peças numa casa e deixa uma em cada casa da roda. Onde colocar a última peça indica que ação executará (o movimento tem que ser válido).

Na fase do corpo o dragão executa o movimento escolhido, lidando com obstáculos, portais, caçando seu inimigo, cuspindo ou absorvendo fogo ou água.

A cada 4 de dano um dragão perde 1 de seus 3 segmentos. Perdendo os 3, será nocauteado e irá hibernar pelos próximos 1000 anos para a próxima batalha.

Tao long é uma belíssima produção. As ilustrações, conceitos e detalhes passam todo o tema e clima orientais com maestria. Tudo é claro, simples e bem feito, do design gráfico a todos materiais usados.

O jogo em si é um abstrato criado por uma dupla de designers brasileiros e a octoestudio, financiado através de kickstarter e distribuído mundialmente pela thundergryph. Elegante, robusto e profundo, este é um de meus favoritos pessoais.

Recomendadíssimo para amantes da cultura oriental e aficionados por jogos abstratos, Tao long é indicado para jogadores de diversos níveis de experiência a partir dos 14 anos (embora, na minha opinião, com 10 anos já seja tranquilo em sua forma mais simples). Comecem pelas regras básicas e vão avançando lentamente na curva de aprendizado do jogo.

Menos recomendado para jogadores que gostem apenas de party games e jogos mais leves ou que se frustrem com jogos com curvas de aprendizado acentuadas, com zero de sorte, a experiência realmente recompensa quem joga a mais tempo e só apanhando pra se aprender.

Quem governará pelos próximos mil anos?

Tao Long e muitos outros jogos você encontra na ludoteca e na loja do ClubeNerd.

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