O objetivo do jogo Dixit é usar a criatividade para descrever suas cartas de forma que apenas alguns jogadores consigam adivinhar qual é a sua, enquanto você tenta identificar as cartas dos outros. Cada rodada desafia o narrador a criar frases, sons ou até mímicas que representem sua carta sem serem óbvias ou impossíveis de decifrar. Os demais jogadores tentam escolher cartas de suas mãos que se encaixem na descrição para confundir os outros e acumular pontos. No final, o vencedor é aquele que melhor equilibra criatividade e estratégia ao longo do jogo.
Resumo de Como Jogar Dixit
Preparação
- Cada jogador escolhe um coelho de madeira e coloca na casa 0 do tabuleiro.
- Distribua 6 cartas para cada jogador. As demais formam uma pilha de compras no centro da mesa.
- Entregue fichas de votação numeradas:
- 4 fichas para 4 jogadores.
- 5 fichas para 5 jogadores.
- 6 fichas para 6 jogadores.
Como Jogar
- Escolha do Narrador:
O narrador é o primeiro a criar uma frase inspirada em uma de suas cartas. Essa frase pode ser uma palavra, som, citação ou qualquer outra expressão criativa. - Entrega das Cartas:
- Os outros jogadores escolhem, entre suas cartas, uma que melhor combina com a frase do narrador e a entregam a ele, sem revelar aos demais.
- O narrador mistura todas as cartas (incluindo a sua) e as coloca abertas na mesa, formando uma fila numerada.
- Votação:
- Cada jogador (exceto o narrador) usa uma ficha de votação para indicar, secretamente, qual carta acredita ser a do narrador.
- Após todos votarem, as fichas são reveladas e colocadas sobre as cartas correspondentes.
- Pontuação:
- Se todos ou nenhum jogador acertar a carta do narrador:
O narrador não pontua. Os outros jogadores recebem 2 pontos. - Se apenas alguns jogadores acertarem:
O narrador e os que acertaram ganham 3 pontos cada. - Pontos extras:
Cada jogador (exceto o narrador) ganha 1 ponto por cada voto que sua carta recebeu.
- Se todos ou nenhum jogador acertar a carta do narrador:
- Avance no Tabuleiro:
Cada jogador move seu coelho no tabuleiro o número de casas equivalente aos pontos ganhos.
Fim do Turno
- Todos compram uma nova carta para manter 6 na mão.
- O próximo narrador é o jogador à esquerda do atual narrador.
Fim do Jogo
Quando as cartas acabarem, o jogo termina. O jogador com mais pontos é o vencedor.
Dicas
- A frase do narrador deve ser desafiadora, mas não impossível. Se for óbvia demais, todos acertarão e ele não ganhará pontos.
- Seja criativo e use referências para criar mais engajamento.
Variante de Jogo
- Mímica ou Música:
O narrador pode usar mímicas ou cantar algo relacionado à sua carta em vez de falar. As regras de pontuação permanecem as mesmas.
Biólogo, amante de xadrez e fundador do clubenerd.