ENSINAR É APRENDER

PorMarvin the Paranoid Android

ENSINAR É APRENDER

Minha avó era professora. Minha mãe também. Como havia de ser, também me tornei professor. Você deve estar se perguntando qual a relação disso com jogos de tabuleiro. É uma pergunta justa e respondo a seguir.

Se tem uma coisa que minha profissão me ensinou é que, quando não se ensina bem, qualquer coisa pode ser arruinada. A pessoa que ensina algo é responsável por talhar a impressão que você carregará pela vida de algo, eu, por exemplo, tenho calafrios até hoje só de pensar em química, mérito da minha professora do terceiro ano. O mesmo acontece com os jogos. Quando alguém assume a responsabilidade de ensinar as regras também traz para si a responsabilidade de criar uma primeira impressão aos outros jogadores. Então, munido de mais de dez anos de sala de aula e de já algum tempo de experiência ensinando jogos, darei algumas dicas para ensinar regras da melhor maneira possível.

A primeira e, na minha opinião, mais importante dica é: saiba as regras. Parece óbvio, mas é mais do que comum que pessoas leiam as regras enquanto explicam e isso não funciona. Tanto você quanto os outros jogadores ficarão perdidos. Pense de maneira simples, se você lê as regras enquanto ensina, você está aprendendo e ensinando ao mesmo tempo quando o simples conceito de ensinar é fazer com que outras pessoas entendam o que você já sabe. Se você não sabe, todo o conceito está perdido. Além disso, é extremamente difícil prestar atenção em alguém lendo ou explicando pausadamente. Aprenda as regras antes!

Outra dica simples é ensinar em uma ordem lógica para os jogadores, o que nem sempre é igual ao manual. Explique passo a passo, dê exemplos e mostre que o que você está explicando tem um motivo ou deixe claro que terá em algum momento do jogo. O ser humano não se esforça para aprender algo que não considera importante para seu futuro.

Controle seus jogadores! Pessoas são ansiosas e perguntarão, te interromperão e isso pode quebrar sua linha de raciocínio, tirar seu ritmo, e, consequentemente, atrapalhar de seguir a dica anterior. Então não se acanhe de pedir calma aos outros jogadores, de deixar claro que a dúvida será sanada eventualmente, basta esperarem e, caso isso não aconteça, você estará feliz em responder qualquer pergunta quando terminar sua explicação. Faça isso e você entenderá todas as vezes que seu professor pediu para guardar as perguntas para o final. Funciona.

Por último, tente se lembrar de todas as regras. Mesmo que você não leia o manual em voz alta, tenha ele ao seu lado como guia de tudo que você tem que explicar. Mesmo um bom professor usa notas para se guiar. Uma das piores coisas é, no meio da partida, ouvir a pessoa que explicou dizer “esqueci de explicar que…”, isso pode fazer toda a diferença, sua estratégia foi toda construída sem tal regra e, se você se certifica de ter ensinado tudo, pode lavar suas mãos quando um dos jogadores diz que não se lembrava disso ou daquilo. Você explicou, cabia ao jogador lembrar. Tente seguir essas dicas e, mais importante, não desista. Aprenda e ensine quantos jogos você conseguir, a prática vai te ajudar a ficar cada vez melhor. Agora vá ler aquele manual e garanta a boa jogatina de hoje!

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos jogos de tabuleiro! Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: /ClubeNerdBH | Instagram: /ClubeNerdBH

Vivencie a felicidade!

Sobre o autor

Marvin the Paranoid Android editor

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.